21
jul

DIRETOR MUITO ALÉM DA ARTE

ENTENDA QUAL É A REAL DIFERENÇA DE UM DIRETOR DE ARTE.
POR PATRICK EDERER

Estreando essa coluna, nada melhor do que começar com um tema que na maioria das vezes, é incompreendido.
O que uma pessoa precisa ter para ser realmente um DIRETOR DE ARTE.

Então senta que vem historia.
DIRETOR – A palavra “diretor”, segundo diversos dicionários significa “indivíduo com funções dirigentes, que administra e regula etapas, processos e pessoas”. A direção é o cargo mais alto que um funcionário pode ocupar, algo fácil de compreender a importância se observarmos grandes e médias empresas.

A arte e a criação são capacidades inatas do ser humano, com ramificações imensas em significados; então não vamos entrar no mérito, porque já é algo subentendido. DESIGN.

Então um designer é um diretor de arte? Quase lá.

A palavra “designer”, por mais comum que soe hoje em dia, é um anglicismo adotado no século XX. Advinda da língua Inglesa, do termo “Design”; que por sua vez significa projeto. Sinteticamente até o momento, designer tem o mesmo significado de artista ou desenhista quando envolvidos ativamente em projetos de informação visual. Qualquer artista que conheça, e execute com destreza as técnicas de elaboração visual em projetos, é um designer!

Mas calma! Isso não significa que qualquer pessoa possa ser um designer, inclusive são poucos os que se intitulam assim e são de fato. Agora voltemos ao ponto inicial.

Qual a diferença?

Na escala hierárquica de etapas dentro de um projeto temos em primeiro o Diretor de Arte (junto ao redator), em segundo Diretor de Criação e em terceiro o Designer). Leve em consideração que para um indivíduo exercer funções dirigentes em qualquer que seja a área de atuação, o requisito mínimo é ser responsável e ter conhecimento completo sobre todas as etapas e processos que dirigirá. O que nem sempre ocorre, e posso dizer que raramente acontece hoje em dia.
Exemplificando: Você vai desenvolver uma campanha. Você precisa pensar em:
Conceito, imagem, frase, público, cores, sentido, abrangência, se vai precisar produzir uma foto, qual vai ser o fotógrafo, qual angulo que você quer que o fotógrafo faça, qual luz, qual a linguagem, vai ter modelo? Quem será? porque? qual a roupa que ele deve estar? E vai o resto do dia se for colocar tudo aqui.

Agora deu pra entender onde entra a palavra DIRETOR?

Isso significa que o designer é o menor?
Não, isso significa que o mais capacitado profissional (diretor) dirigirá os demais; que podem a nível ser tão bons quanto os seus diretores, entretanto não portam a capacidade de administrar.
Um relógio não funciona apenas com uma engrenagem.

O que preciso para ser um Diretor de arte?

Esqueça cursinhos intitulados “Aprenda a ser um diretor de arte em 6 meses”.
Em seis meses você não tem horas de vida para ter conteúdo para chegar perto de exercer uma função de direção em uma área criativa.

O grande segredo de todos os diretores de arte é:


LEIA, ESCREVA, OUÇA, VEJA e VIVA
.
Só assim, você consegue o que é necessário para ter conteúdo para poder PENSAR.
A função de um diretor de arte é ter um MIX de conteúdo das mais diversas áreas, para poder jogar no liquidificador e rever todas as experiências filtrando o que melhor vai se encaixar naquele job especifico.

Mas não existe curso de direção de arte?
SIM! Vários! Mas qualquer um que se preze vai te ensinar nada mais nada menos do que PENSAR. E pode ter certeza que será caro.

Pô Patrick, mas assim você está me desanimando. Não vou poder ser um Diretor de arte?
Imagine-se. Você acabou de receber um projeto bem específico. Que tipo de conteúdo você vai poder aproveitar da sua vivencia, para aplicar nesse projeto? A questão aqui é diversificação de experiência, de cultura.Você precisa ter angústia de não aprender algo novo por dia. Você tem que ter sede de ser melhor e quando falo sede, me refiro a necessidade, ser vital.
Aprenda. Aprenda design; aprenda pintura; aprenda cinema; aprenda culinária; aprenda música. aprenda administração; aprenda a montar quebra-cabeça. Mas aprenda. Se você tiver essa gana para fazer isso tudo, parabéns, você será um bom Diretor de arte.

“Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado.”
Steve Jobs