13
dez

6 dicas simples para ativar sua criatividade.

George Land e Beth Jarman desenvolveram um teste para a NASA denominado Teste da Criatividade. Eles analisaram como um grupo de crianças usavam sua criatividade para resolução de problemas. Esse teste foi repetido conforme elas cresciam, passando pela fase juvenil, adolescência e terminando na fase adulta. Descobriram que na primeira fase, a capacidade criativa era de 95% e nas outras fases essa porcentagem diminuía, até chegar em 2%. A conclusão desse estudo foi que, ao longo da nossa jornada, somos constantemente colocados em padrões sociais e isso implica diretamente na diminuição da nossa criatividade.

Diferentemente do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, mas uma habilidade ligada a nossa capacidade de invenção. Atualmente, muitas empresas têm buscado cursos e workshops de criatividade para habilitar seus funcionários nas decisões criativas mediante problemas complexos.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para você ativar sua criatividade, porque no mercado, quem é criativo se destaca.

Prontos?

Tenha referências

Somos indivíduos cheios de referências. Sua família, seus amigos, onde você cresceu, livros que você leu, filmes, música, histórias, conversas. Tudo isso, são bagagens que vão ajudá-lo na hora de ser criativo. Por isso, é muito bom selecionar essas referências, pois a partir delas você irá se expressar para o mundo.

Anote suas ideias

Nem todo mundo consegue ter uma ideia brilhante em uma hora exata, porém as ideias surgem em momentos inusitados. Como na hora do banho, por exemplo, quem nunca, né? Ou quando a gente quer dormir, mas não consegue. Então, é sempre bom ter um lugar para você fazer suas anotações. No momento certo, você irá checar seu caderninho. Confie!

Divida sua ideia

Sempre é bom dividir sua ideia com pessoas de confiança, assim você terá um feedback se a ideia é possível de desenvolver ou mesmo melhorá-la com a ideia de seu colega. Uma ideia sozinha pode ser boa, mas ideias em “match” enriquecem o resultado.

Se relacione com pessoas diferentes

É muito natural a aproximação de pessoas que são parecidas, contudo isso é mais uma forma de você se colocar em padrões sociais. Pense em alguém que você jamais seria amigo por serem diferentes. Converse com essa pessoa. Descubra porque pensa daquela forma. Isso vai ajudar você a explorar outras perspectivas.

Permita-se errar

São os erros que nos direcionam para a excelência. Observe grandes criativos e perceba que foram as tentativas que os ajudaram a chegar no resultado final.

Descanse

Praticar cansa, por isso a gente deve descansar. Dê uma pausa em algum trabalho que travou e saia para caminhar, conversar sobre outros assuntos, isso pode ajudá-lo a ter um insight. E se esse insight surgir em um happy hour, volte as dicas e anote a ideia para não esquecer depois.

Agora é hora de colocar esse conhecimento em prática. Comece a pensar fora do padrão. Sente-se em lugares diferentes dos habituais, visite novos restaurantes, experimente novos sabores. Seja criativo nas pequenas atividades do dia a dia e lembre-se de que não existe ideia ruim, existe ideia fora de contexto.

Think outside the box!