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ago

O posicionamento é o coração da estratégia de uma marca.

Por Fernanda Gil

Marca é o que há de mais fundamental que existe para uma empresa, ela é o único ativo que não pode ser copiado por ninguém, em nenhum momento. Produtos e serviços podem ser copiados e aprimorados rapidamente, só que a marca, não só o nome, mas sim os sentimentos que ela provoca; o relacionamento que as pessoas estabelecem com ela, a forma com que ela se comunica, aquilo a torna única, ela e seu próprio consumidor se apropriam disso.
Costumo dizer, que, a marca é o único ativo que pertence exclusivamente àquela empresa e aos seus consumidores, algo que em hipótese alguma pode ser copiada. E que se bem trabalhada pode fazer com que aquela empresa se torne única através da própria marca. Por isso a importância do posicionamento da marca.
A marca vai muito além da logo, um nome ou apenas um símbolo que sirva apenas para diferenciar uma empresa de outra, mais do que nunca está comprovado que não é mais assim.
A marca ela envolve toda uma organização, as pessoas que pertencem aquela organização fazem parte da marca. Um exemplo, é quando vendas de empresas são feitas, e avaliam o valor financeiro da marca; a empresa vale “tanto” e a marca vale um “tanto” a mais. Existem situações em que a marca chega a valer dois terços do valor da empresa.
Justamente porque leva-se um tempo para construir, para se consolidar, resistem a crises, se renovam… as marcas que estão antenadas e se preocupam com seu posicionamento, são cada vez mais valorizadas. As pessoas passam a ter ela como referência, isso gera poder econômico para a empresa, E em função da marca ela se mantem no mercado com mais facilidade, pelo fato das pessoas sempre lembrarem daquela marca e se sentirem confortáveis com ela.
Muitos ainda acreditam que construir uma marca é apenas responsabilidade do MKT, da agencia…. Hoje, mais do que nunca ela é uma responsabilidade dos proprietários dela, dos funcionários, e de tudo que engloba esta marca. Porque a marca é de todos, a empresa gira em torno da marca, tudo o que ela faz, afeta na marca, se ela faz coisas boas, a marca é associada com coisas muito boas e acabam se tornando referência, se ela faz coisas ruins, não prestam bons serviços ou não prestam um bom pós-venda, respinga na imagem que a marca vai ter no mercado. Por coisas muito pequenas, pode ficar taxada como alguém que presta um mal serviço, um mal atendimento, e destruir em pouco tempo toda a reputação construída pela marca.
CONSTRUIR UMA MARCA, leva-se tempo e disciplina… mas para destruir uma marca, basta um erro operacional. E certamente sai muito mais caro a tentativa de reconstrução de uma marca do que o investimento de construção e reposicionamento da mesma.

Explicando melhor: o posicionamento é um pedacinho na nossa cabeça ocupado por uma marca. Ao longo de um dia, sem que a gente nem perceba, nós temos contato com aproximadamente 3 mil marcas.
É a publicidade meu amigo, você pode nem perceber, mas estamos sendo vistos. E conquistando um pouquinho da sua memória e até o coração.
E aí o desafio é fazer com que sua marca, se torne relevante ao longo de um dia e não vire paisagem… porque a concorrência é grande né?
Então, a marca precisa se posicionar direitinho, fazer com que aquele pedacinho na nossa mente seja reservado a ela, isso significa que aquele espaço é seu, e não será ocupado por nenhuma outra marca.
SE POSICIONAR SIGNIFICA VOCÊ SE APROPRIAR DE UM DIFERENCIAL QUE É EXCLUSIVAMENTE SEU!
O primeiro passo é realmente você se posicionar, analisar muito bem quais são os seus reais diferencias, o que você tem, que os outros não tem, e que você consegue sustentar isso ao longo do tempo.
Então todo mundo no seu dia a dia, precisa reforçar aquele diferencial que é único e exclusivamente seu. É isso que se chama posicionamento e é apoiado pelo mkt, então a empresa comunica aquilo que ela tem de melhor, porque ela quer que as pessoas as pessoas vejam que ela é melhor naquilo, e ela ENTREGA de verdade isso que ela apresentou que ela tem de melhor, de diferente e de valor. Se não existir esta sinergia, se a marca realmente não entregar aquilo que ela comunicou, dura pouco tempo, as pessoas vão se sentir enganadas, ou serão conquistadas pelas próximas marcas que aparecerem em seguida. Portanto sua empresa não se posicionou.
Como pode acontecer o contrário, se a empresa tem, todo este diferencial, mas não comunica, as pessoas não vão saber. Então precisa acontecer um casamento disso, entre o ser, e o mostrar que é.
Mas então qual é a melhor maneira de posicionar minha marca?
Isso é bastante polêmico, me perguntam muito isso… o que eu preciso fazer de diferente né? Como ser lembrado pelo meu cliente? Como posso me destacar?
As pessoas sempre querem uma receita né?
Existem algumas formas de se posicionar…você pode escolher a sua, só que a forma que você escolher, você só tem que SER O MELHOR naquilo. Então tudo o que você fizer, tem que girar em torno daquela sua escolha, a que você escolheu ser melhor, e do que a sua empresa tem condições de realmente entregar. Este será seu maior destaque.
Uma das formas por exemplo, é você ter o menor preço. É uma forma de se posicionar. QUAL O RISCO DISSO? Você vai sempre ter que ter o menor preço, então se chegar uma nova empresa com preços mais baixos, você precisará manter sua estratégia e diminuir ainda mais seus preços. Então isso pode colocar em risco a empresa, porque pode comprometer sua rentabilidade. Por isso precisa ser muito bem pensado se é por este caminho que você quer seguir.
Outras formas de se posicionar são:
– Você pode ter o melhor produto ou serviço. E focar nisso, oferecer realmente o melhor para o seu cliente, e isso não interfere no seu preço, você gera valor. Pelo melhor produto ou serviço daquela categoria.
– Você pode oferecer Serviços de valor agregado, ou seja, você vende um produto x, porém oferece uma série de serviços de valor agregado ao redor do produto principal.
– Uma outra maneira de se posicionar é a facilidade de acesso, ou seja, é uma empresa simples, que te atende rapidamente, fácil acesso, é fácil comprar, é fácil cancelar, fácil falar com os atendentes… uma empresa acessível, desburocratizada.
-Outra maneira, e muito interessante, é a EXPERIENCIA que uma marca pode proporcionar para seus clientes, a cada momento que a pessoa entra na sua empresa, ela tem uma experiência positiva, a sua empresa está sempre surpreendendo o seu cliente.
Pense como consumidor sempre. Uma marca bem feita, (nós mesmos temos nossas preferências como consumidores) ela se torna referência, as marcas que são referências custam mais caro e isso não é problema para o cliente.
A marca gera credibilidade e a paixão por ela. As pessoas compram sempre, acreditam nos seus produtos ou serviços, gostam de comprar, mesmo pagando mais caro, e gostam de dizer que comprar aquela marca. Elas gostam de mostrar que ela tem aquela marca, ou que utilizou daquela prestação de serviço. A marca bem posicionada tem a melhor fatia dos bolsos dos clientes. Afinal, ela conquistou isso, e o principal, uma marca forte, bem posicionada, os seus investimentos de mkt se tornam mais eficientes, porque aquela marca está presente, ela está muito bem posicionada na cabeça das pessoas. Seus resultados de comunicação geram mais vendas, e vendas mais rentáveis; mais talentos querem trabalhar naquela empresa; e o principal, uma marca forte atrai pessoas a compra, então seu esforço de venda pode ser mais efetivo e mais inteligente.
Agora é hora de pensar. Qual é o posicionamento que sua empresa possui? Suas ideias conectam sua marca, seu consumidor e seu produto de verdade?
E a sua empresa já sabe como se posicionar melhor no mundo digital? Aposte na integração das ideias, nas ações de vendas e atendimento aliada à estratégia de marketing digital e veja os resultados.
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